Resenha: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

. 2 Comentários .
In Livro

Olá Girafinhas

Tudo bem com vocês? Diz ai que e falhei no planejamento essa semana. Peço desculpas, mas Quinta-feira não deu para postar como queria. A verdade, é que fazia tempo que queria terminar A História do Brasil Para Quem tem Pressa. Por isso quando cheguei no Período Republicano, só larguei com o livro quando terminei (rsrs).

Nome: A História do Brasil para quem tem pressa
Editora: Valentina
Autor: Marcos Costa
Ano: 2016
Gênero: Histórico
Paginas: 200
Sinopse: Com fontes e referências bibliográficas para se compreender o Brasil, utilizando uma linguagem moderna, ágil e precisa, este livro único explica nosso país de uma forma que você nunca viu. Desde a expansão comercial e marítima na Europa (1453 – 1534), entrando no período colonial (1534-1822), passando pelo período monárquico (1822 – 1889) e terminando no período no período republicano (1889 – 2015). Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.

Você já se perguntou, o porquê do país estar nessa situação? Essa pergunta deve ter habitado a mente de muitos brasileiros.  O fato é, que essa realidade não foi gerado do nada e sim por causa de vários acontecimentos que acabaram se tornando uma bola de neve gigantesca. A História do Brasil Para Quem tem Pressa, tem a premissa de por meio de 200 paginas apresentar os momentos fundamentais para o nosso país. O livro cumpri com sua proposta de trazer uma leitura rápida e objetiva, de forma imparcial.

Como ainda sou uma vestibulanda, essa leitura uniu o útil ao agradável. Porém, não espere nada muito detalho, haja visto que é impossível resumiu toda a historia do Brasil em apenas 200 paginas. No entanto, o resumo se mostrou bem esclarecedor e de forma imparcial nos deixou livre para absorver os fatos e tiramos nossas próprias conclusões. A escrita moderna, facilitou a compreensão dos fatos. Se fosse questionar qualquer coisa, seria que alguns momentos, senti uma falta de coerência, nada que tornasse a leitura ruim, mas que incomodou um tantinho assim.

Somos, enquanto nação, uma espécie de ornitorrinco social cujo habitat se localiza em algum lugar entre o Principado de Mônaco e o Haiti

Depois que terminei o Livro, me perguntei como iria fazer a resenha dele. Primeiro, por se tratar de uma historia que escutamos desde do nosso fundamental e até mesmo vimos acontecer. Segundo, por ser uma leitura bem rápida. Por conta disso, a resenha será curta, mas tentarei fazer de uma forma completa.

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa, trás desde dos acontecimentos posteriores a colonização do Brasil até 2015, com a crise do país. Por meio dessa Leitura, pude ver o quanto nosso país foi feito de Gato e Sapato. Isso trouxe um sentimento de indignação contra Portugal e até mesmo Inglaterra. Agora sei como as Coreias se sentem em relação ao Japão. Quando pensamos, “Nossa o país estar se afundando em corrupção”, nem imagina que esse mau estar presente desde da sua Colonização.

Da mesma forma que senti raiva e até mesmo nojo dos “Manda-Chuva”, que se aproveitaram do povão. Senti orgulho do povo brasileiro que lutou por uma ideologia e infelizmente não tiveram um fim justo. É lamentável, saber que nada é fictício e isso realmente aconteceu. Entretanto, é justamente por isso, que não podemos continuar dessa forma, principalmente num momento como esse.

Vivendo à beira desse abismo, até quando ignoraremos que ele não é, no entanto, obra da natureza?

 Conclusão

A História do Brasil Para Quem tem Pressa, é uma leitura rápida e de fácil compreensão. Trás um resumo de acontecimentos fundamentais para nossa historia. De maneira objetiva e imparcial, apresenta fatos que contribuíram para a presente realidade do povo brasileiro. Além disso, por ser uma leitura imparcial, nos deixa livres para tiramos nossas próprias conclusões.

Nota

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Mari
    abril 9, 2017 at 5:19 pm

    Me interesso bastante sobre a história do Brasil, acho que essa deve ser uma leitura bem legal.
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    • Reply
      Ana
      abril 13, 2017 at 5:35 pm

      Olá Mari. Para você que gosta de História do Brasil, esse livro é um prato cheio. Espero que goste da leitura.

    Leave a Reply