in Series

Resenha: 13 Reasons Why / Os 13 Porquês

at
resenha-13-reasons-why-os-13-porques

Olá, Girafinhas do meu coração.

Ontem terminei 13 Reasons Why ou levando para o nosso português Os Treze Porquês. Fazia um certo tempo que queria ler o livro em que a serie foi baseada, mas ele acabou morfando na minha Whislist. Com a estreia da serie, resolvi matar minha curiosidade em relação a historia e na primeira oportunidade comecei a assistir. Sabe, da mesma forma que enrolei para começar a serie, já que sabia que tinha um toque pesado, estou excitando para fazer a resenha. Pois ela mexeu comigo de uma forma que ainda estou organizando os sentimentos.

Nome: 13 Reasons Why
Criador: Brian Yorkey
Ano: 2017
País: EUA
Gênero: Drama
Episódios: 13
Sinopse: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida – além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

Você já deve ter ouvido falar nessa serie e até mesmo escultado alguns spoilers. A verdade é que, 13 Reasons Why caiu nas graças do público e não foi em vão.  Um dos motivos que me levou a dar uma conferida na produção, foi a premissa de tentar mostrar o lado de um suicida.  Sempre tive a curiosidade de entender o que se passa pela cabeça de um e a serie em parte conseguiu cumpri com seu objetivo. A trama tem um clima pesado e aborda sem rodeios assuntos, um tanto, polêmicos. 

Tenho um certo receio em relação às series Teen americanas, por achar o pessoal um tanto idiota.  Em 13 Reasons Why , tinha sim, personagens imbecis, mas isso não afetou na minha opinião sobre ela. Posso não ter morrido de amores pela trama, mas não posso negar o quanto fiquei envolvida com ela. Além disso, a historia tenta mostrar, como o Bullying acompanhado de uma neglicencia dos responsáveis ocasiona cicatrizes na vítima. Assim como, o suicídio afeta a vida dos familiares e colegas. 

Resultado de imagem para 13 reason why gifs

Clay Jense é um jovem reservado que recebe como encomenda algumas fitas. Ao escutar uma, ele se depara com a voz de Hannah Baker, uma colega que havia cometido suicídio. Na primeira fita, ela dita as regras e diz que as pessoas que as receberem fazem parte dos motivos que a fizeram cometer tal ato. Mesmo com receio de se machucar, Clay começa a escutar as fitas e se depara com a dolorosa historia de Hannah Baker.

No começo, cheguei a cogitar que os motivos seriam um tanto fúteis, porém a cada fita, pude senti como as coisas estavam ficando sufocantes para a personagem. Por isso, antes de julga-la, coloque-se no lugar dela, ok? Hannah vai narrando sua historia desde do primeiro dia de aula em uma escola nova até seus últimos dias nela. Nas fitas, a garota expressa seus sentimentos e a forma como cada pessoa a feriu e a magoou. Assim como, as fitas possuem segredos que todos querem ocultar-los. 

Resultado de imagem para 13 reason why gifs

Hannah é uma jovem comum, que tinha um humor afiado e procurava se dar bem com os outros. Infelizmente, por causa dos boatos envolvendo-a, passou a ser mau vista na escola e os seus poucos amigos, com o tempo foram dando as costas e até mesmo protagonizaram outros boatos. Até ai, a garota, continuou vivendo e tentando se adaptar ao inferno chamado ensino médio. Porém quanto mais tentava se encaixar e fazer uma nova amizade, mais acabava se ferindo. Não vou dizer que Hannah é ilesa de culpa, pois da mesma forma que era ferida, feria os outros. Mas não posso negar, que a garota, se esforçava para se dar bem com os demais. Além de, se manter otimista em relação as pessoas, entretanto, com o tempo sua vida foi ficando vazia e por não ter apoio, tudo perdeu o sentido. 

Resultado de imagem para 13 reason why gifs

Clay dividiu minha opinião, por um lado gostei dele, por outro estava preste a esgana-lo. Ele realmente gostava dela, porém não fez nada para ajudar-la. Não que a tenha ignorado, só não percebeu que ela precisava de ajuda. Com a vinda das fitas, resolverá se “vingar” dos porquês e tentar fazer justiça. Porém, não será tarefa fácil, já que seus colegas não estão dispostos a encararem seus erros. Além disso, ficamos tentando imaginar, qual motivo estar relacionado a ele e da mesma forma que o personagem se questiona, nos questionamos. 

Os Porquês

Resultado de imagem para 13 reason why gifs Resultado de imagem para 13 reason why gifs

Adoraria falar sobre Os Porquês separadamente e dizer o quanto os odieis ou que consegui entender o lado de alguns. Entretanto, isso iria estragar o clima da trama e a deixaria um tanto sem graça. Logo, irei só dar um comentário geral e um tanto vago sobre os motivos da Hannah. Cada personagem foi responsável, por matar um lado da principal até deixa-la vazia por dentro. Sendo que, tudo que Hannah queria era um amigo, alguém que pudesse contar, porém essas pessoas não estavam disposta a lhe dar a mão. A cada episodio, um deles é apresentado e por meio de cenas intercaladas, podemos ver o que aconteceu no passado/ como o personagem estar atualmente e a maneira que ele encara a situação. Por fim, nem precisa falar, que Os Porquês, irão se juntar para tentar calar o Clay ou precisa?

Atuação

Resultado de imagem para 13 reason why gifs

Mesmo se tratando de um cenário pesado que exigi muito dos atores, o elenco conseguiu conduzi bem as emoções dos personagens. Toda aquela carga emocional foi passada para o telespectador e pude senti a dor deles. Tenho que dar destaque, além de Hannah e Jess, para os pais da principal. Atuaram com maestria e mostraram como o suicídio afeta a família.

Conclusão

13 Reasons Why, causou polêmica em meios aos especialistas em psicologias, pois eles não a recomendam. Mesmo concordando que tem cenas pesadas e que pessoas sensíveis devem evitar. Acredito, que a serie trata de uma assunto serio e que sim, eu recomendo para aqueles que quiserem conhecer o lado de um suicida. Até porque, muitos adoram dizer que depressão e  suicídio é tudo “besteira”, mas nunca se colocaram no lugar do paciente.  Enfim, o final ficou em aberto, dando brecha para uma segunda temporada, creio eu, que da segunda temporada não irá passar. 

Nota 

 

Ana Letícia

18 anos de pura confusão e sedentarismo. Amo assistir filmes e sofrer por Doramas. Nas horas vagas adora ler e conferir uma serie nova na Netflix.

1 Comment

  1. LP

    Vamos falar de 13 porquês
    Eu não assisti a série, mas digamos que tenho conhecimento de causa da mente de um suicida. Sei bem como ela funciona. A verdade é que tenho um pouco (pra não dizer muito) receio de que a série, apesar dos pesares, trate o tema com um quê de artificialidade e até de fantasia que é bem titico de produções de Hollywood. Verdade seja dita, depois de ver como a coisa funciona, fui buscar amparo na filosofia, dentre elas tanto a de Spinosa, quanto a de Durkhein e ao perceber a complexidade da coisa, eu apenas receei mais ainda a possivel levianidade que o tema deve ser tratado, eis a minha razão por não dar chance a essa série.
    bjo LP

    28 . abr . 2017

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: