in Lista, Livro

6 Motivos para ler Extraordinário

at
6-motivos-para-ler-extraordinario

Olá Girafinhas

Falta pouco para Extraordinário lançar nos cinemas e para dar um gostinho antecipado, resolvi trazer “6 Motivos para ler Extraordinário” e se você ainda não leu esse livro, espero convencer-lo com esse post. Afinal, pense em uma história amorzinha. Faz mais ou menos um ano que o li pela primeira vez e foi uma leitura tão surpreendente e gostosa que as vezes me pegava enrolado para não dar adeus.

Sinopse

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

1° Uma temática diferente 

Ok, Bullying não é um tema muito inusual, porém a maneira como foi representado na trama, foi sim original.  Extraordinário, tem como personagem principal, August, um garoto de apenas 10 anos de idade que sofre com uma doença genética e por conta disso seu rosto é deformado. Engana-se quem espera uma trama dramática, sim, existe seus momentos para refletir e chorar, porém o livro não se prende a isso. Em Extraordinário, vamos ver todo o processo de aceitação de August em uma nova escola e acompanhar o desenvolvimento do personagem em meio aos demais alunos. Assim como, podemos ver o apoio dos pais do garoto, principalmente da mãe que é capaz de tudo pelo filho. Como também a importância da escola para a quebra do preconceito.

2° Personagens cativantes 

O livro é dividido pelo ponto de vista de várias personagens e assim podemos conhecer-los melhor. August é o tipo de personagem que você quer levar para casa e cuidar. O garoto, por mais que tenha visto um dos piores lado das pessoa, ainda se mantinha otimista. Pense em um garotinho forte, queria ter um terço de sua força e determinação. Dar para aprender muita coisa com o seu jeito e por essa e outras que torcemos loucamente para que ele consiga vencer o preconceito. Na narrativa  temos sua irmã que é quase uma segunda mãe, a garota está passando por um dilema, quando sua melhor amiga a troca.

Como também, August, faz duas novas amizades, Jack, um garoto bem legal que pisou na bola, mas se arrependeu. Summer uma das minhas favoritas, pois era madura, porém ainda presava pela sua infância, enquanto os outros pensavam em “namorar”, ela queria brincar. Além disso, fez amizade muito rápido com August e não se importava com sua aparência.

3° Uma escrita leve e gostosa

Sabe aquela leitura leve e prazerosa? Como havia dito no começo, a leitura fluiu de tal maneira que tive que me segurar para não ler tudo de uma só vez.  R. J Palacio tem uma maneira simples e envolvente de escrever. Criou personagens bem construídos e carismáticos, assim como, soube desenvolve-los durante a narrativa. A leitura é curta e memorável.

4° Está cheio boas mensagens 

Para você que adora anotar trechos de um livro, receio que terá que ler Extraordinário com um caderninho do lado. O livro está cheio de frases inspiradoras que podemos usar no nosso cotidiano. É muito difícil ler o livro e não conseguir refletir com alguns de seus trechos que falam sobre a gentileza, amizade e superação. Uma das mais marcantes, pelo menos para mim, foi ” Se você tiver que escolher entre ser gentil e estar certo, escolha ser gentil”

5° Para todas as idades

Extraordinário está na lista dos livros que irei ler para meus filhos e sobrinhos. Isso porque como já havia mencionado, tem uma escrita simples e de fácil compreensão, ou seja, perfeito para incentivar a leitura nos mais novos. Assim como, ensina as crianças a respeitarem as diferenças e dessa forma, conscientiza-las sobre as brincadeiras de mau gosto e a exclusão do coleguinha “esquisito”. O publico mais velho também poderá usufrui dessa maravilhosa leitura, logo que dar para se tirar boas lições da narrativa e sem falar que o tema foi bem abordado e nos faz refletir sobre nossos próprios preconceitos.

6° Uma narrativa emocionante 

Por ultimo e não menos importante,  Extraordinário, tem uma narrativa emocionante, principalmente seu final. Não, a trama não é nenhum drama mexicano, mas nos sentimentos tão envolvidos com a historia de August que cada conquista é uma emoção. Terminei Extraordinário e fiquei mais ou menos 10 minutos absorvendo tudo que li e pensando em quantos August’s existem por ai e quantos deles não tiveram a sorte do personagem. É uma historia emocionante que nos faz refletir e abri a mente para as diferenças.

 

Chegamos ao fim de mais um post, espero que tenham gostado. E fiquem com o trailer do filme.

 

Share:

Ana Letícia

18 anos de pura confusão e sedentarismo. Amo assistir filmes e sofrer por Doramas. Nas horas vagas adora ler e conferir uma serie nova na Netflix.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: